quinta-feira, 20 de setembro de 2007

Caravaggio representa religiosidade católica trazida da Europa

Texto e fotos: Vanessa Colombo Nórdio














Antigamente conhecido como “Morro da Miséria” porque suas terras eram ruins para o plantio e havia grande escassez de água, Caravaggio é, atualmente, o maior símbolo religioso do sul de Santa Catarina.

Trazida por imigrantes italianos no ano de 1909, a imagem de Nossa Senhora do Caravaggio foi colocada em cima de um pequeno suporte no município de Nova Veneza, onde cada um que passasse fazia suas orações. Mais tarde, em 21 de março de 1914, os imigrantes construíram uma pequena capela.

Já em 1º de outubro de 1967 foi inaugurado o Santuário Diocesano de Nossa Senhora do Caravaggio, restaurado em 2001.

No último final de semana do mês de maio acontece a festa de Nossa Senhora do Caravaggio, quando o Santuário reúne, em média, 20 mil visitantes durante os três dias de comemoração.


Surgimento das romarias à Nossa Senhora do Caravaggio

As romarias à Nossa Senhora do Caravaggio tiveram início em 1951, quando uma grande seca devastou toda região sul. Como se não bastasse, o fogo atingia as matas da serra geral. E, diante da seca e do fogo, nada mais restava senão recorrer à força divina.

Os fiéis, então, realizaram uma romaria até a Igreja de Caravaggio no dia 8 de setembro de 1951. No decorrer das orações uma nuvem negra vindo da serra trouxe chuva em abundância.

Esta foi a primeira romaria que motivou as demais, atingindo (agora em 2007) a 56º Romaria Oficial ao Santuário Diocesano dedicado à Nossa senhora do Caravaggio.

2 comentários:

Cláudio Toldo disse...

Vanessa,

A matéria é legal, mas podia ter falado com o pároco, descrito o local, dado mais informações para os possíveis turistas que vão ler o texto.

Características da notícia na web faltando:
4. TÍTULO FORTE (CHAMADA FORTE)
Cabia citar Caravaggio no título.

Escala Toldo pegando:
4. SEJA ESPECÍFICO
7. ERRO DE PONTUAÇÃO/VÍRGULAS - Estude o Manual Toldo de Redação
10. FALTOU REVISÃO/ERRO DE ACENTUAÇÃO

Observe o entre parênteses:

Antigamente conhecido como “Morro da Miséria” por()que suas terras eram ruins para o plantio e havia grande escassez de água, Caravaggio é, atualmente, o maior símbolo religioso do sul de Santa Catarina.

Trazida por imigrantes italianos no ano de 1909, a imagem de Nossa Senhora do Caravaggio foi colocada em cima de um pequeno suporte no município de Nova Veneza, onde cada um que passasse fazia suas orações. Mais tarde, em( )1914, os imigrantes construíram uma pequena capela.

Já em 1º de outubro de 1967 foi inaugurado o Santuário Diocesano de Nossa Senhora do Caravaggio, restaurado em 2001.

No último final de semana do mês de maio acontece a festa de Nossa Senhora do Caravaggio, quando o Santuário reúne em média, 20 mil visitantes durante os três dias de comemoração.

Surgimento das romarias à Nossa Senhora do Caravaggio

As romarias à Nossa Senhora do Caravaggio tiveram in(í)icio em 1951, quando uma grande seca devastou toda região sul. Como se não bastasse, o fogo atingia as matas da serra geral. E, diante da seca e do fogo(,) nada mais restava senão recorrer à força divina.

(O) (f)Frei Aníbal (4:nome completo)(,) da Paróquia São Marcos, de Nova Veneza(,) convocou os fiéis para uma romaria até a Igreja de Caravaggio, ocorrida no dia 8 de setembro de 1951. No decorrer das orações uma nuvem negra vindo da serra trouxe chuva em abundância.

Esta foi a primeira romaria que motivou as demais, atingindo (agora em 2007)nesse ano a 56º Romaria Oficial ao Santuário Diocesano dedicado à Nossa senhora do Caravaggio.

Cláudio Toldo disse...

Faltou dizer:

NOTA 7,0

Prof. Claudio Toldo